Peregrinação para a Terra Santa

Só temos hoje para amar. Grupo de Oração Missão Guadalupe – Catedral -07/04/22
abril 7, 2022
A Salinha do Paraíso voltou!
abril 18, 2022

Peregrinação para a Terra Santa



A segunda peregrinação da Missão Guadalupe em parceria com a Peregrina Brasil e TV Evangelizar, aconteceu após dois anos de espera devido a pandemia. Os peregrinos partiram da Casa da Missão Guadalupe em São José do Rio Preto no dia 23 de março com destino à Terra Santa. No grupo formado pelo casal Paulo e Mariana Faria e a direção espiritual de padre Evandro Landri, estavam presentes peregrinos da Missão Guadalupe de Campinas e das cidades de Colina, Rio de Janeiro, Palmas e Fortaleza.

A primeira parada do grupo foi o Egito. Com visitas as grandes Pirâmides de Gizé, ao Museu do Cairo e a Igreja da Sagrada Família, onde está a gruta habitada por Jesus, Maria e José no tempo de fuga da perseguição de Herodes. (Mt 2,16). Além destas visitações principais, o roteiro permitiu aos peregrinos uma trilha noturna de subida ao Monte Sinai, onde Deus se manifestou a Moisés diversas vezes. (Ex 19). O objetivo final da trilha foi assistir ao nascer do sol no cume do Monte, onde a tradição indica ser o local em que Moisés recebeu o Decálogo. (Ex 34).
 
 


Do Egito para a Terra Prometida

Após três dias no Egito, os peregrinos atravessaram o Mar Vermelho rumo a: Israel, a Terra Prometida. Como um cuidado de Deus - sentido e testemunhado por muitos ao longo desta viagem - esse dia começou no Monte Sinai e terminou com a chegada em Jericó.
O grupo pode ir de norte a sul de Israel na semana que lá permaneceram. Como citado anteriormente, a primeira cidade visitada foi Jericó (Js 5), também conhecida como a cidade mais antiga do mundo (aproximadamente 10 mil anos). Lá foi celebrada a primeira missa da peregrinação na Igreja do Bom Pastor.

Com um roteiro completo, proporcionado pela Peregrina Brasil, os peregrinos passaram por Nazaré, onde se encontra a Basílica da Anunciação (Lc 1,26) e a Carpintaria de São José. Também foram visitados diversos locais onde Jesus nasceu, viveu, ensinou e fez milagres: Campo dos Pastores no arredor de Belém e a Basílica da Natividade; Caná da Galileia - os casais do grupo puderam renovar suas promessas matrimoniais - (Jo 2, 1-11); Rio Jordão - onde os peregrinos puderam renovar suas promessas batismais (Mc 1,7); Casa de Isabel (Lc 1,39); Igreja da Transfiguração - Monte Tabor (Mt 17); Monte das Bem-Aventuranças (Mt 5), Monte Carmelo (1Rs 18,19); Mar da Galileia, Cafarnaum - onde Cristo realizou muitos milagres e onde está a casa da sogra de Pedro; Magdala - cidade de Maria Magdalena, Cesareia nas margens do Mar Mediterrâneo, além de sítios arqueológicos e um 'banho' no Mar Morto.
 
 

Cuidados de Nossa Senhora de Guadalupe

No dia da visita a Basílica da Natividade, os "viva Nossa Senhora de Guadalupe" constantemente ditos pelo grupo, chamaram a atenção de um padre mexicano de outro grupo de peregrinos. Tratava-se do padre José de Jesus Aguilar que possui um grande apostolado pelo YouTube e é responsável pelo Santuário de Guadalupe no México! O padre prontamente abençoou o grupo brasileiro e a Missão com uma réplica certificada da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe.

Jerusalém

"Que alegria quando me vieram dizer: “Vamos subir à casa do Senhor. Eis que nossos pés se estacam diante de tuas portas, ó Jerusalém! Jerusalém, cidade tão bem edificada" (Sl 121, 1-2).

Os peregrinos fizeram o percurso de Jesus ao entrar na Cidade Santa sendo aclamado pelo povo (Lc19, 36): Monte das Oliveiras e Dominus Flevit - Igreja construída no local onde Jesus chorou por Jerusalém (Lc 19, 41). Já no sopé do monte, o Getsêmani, onde está a Basílica da Agonia. Nas vésperas da Semana Santa, o grupo também rezou a Via Sacra, com a última estação realizada nas portas da Basílica do Santo Sepulcro. Nesta última, padre Evandro celebrou a Missa na capela construída onde Cristo foi crucificado.

Muitos outros locais foram visitados, como a Igreja de São Pedro in Galicanto, onde Pedro negou o Senhor; o Muro das Lamentações e o Cenáculo. Como mais um carinho de Deus pelo grupo, a sala do Cenáculo, normalmente muito frequentada, se encontrava vazia na ocasião. Lá os peregrinos puderam rezar e clamar o Espírito Santo.

Palavra viva

A experiência de uma peregrinação é comparável a

"tocar nas Sagradas Escrituras"

como diria padre Evandro. Mais do que o turismo e o roteiro completo, a viagem é recheada de momentos de oração, louvor, partilha e escuta da Palavra. Esta peregrinação marca a volta do calendário de viagens para os locais santos que serão promovidos nesta parceria com a Missão Guadalupe: parte das vendas da viagem são revertidas em prol dos Projetos da Missão.

O próximo roteiro com destino aos Caminhos de São Paulo (Grécia e Turquia), está marcado para julho deste ano. Para saber mais, entre em contato na Casa de Missão. 📞(17) 3364.50 72 📱(17) 99131.9729

VIVA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE! 

Peregrinos da Missão Guadalupe passam por Egito e Israel (Terra Santa).

Comments are closed.